Pontos Turísticos

Charqueada

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem

A cidade e sua história.

No total, são mais de 15 opções de esportes para praticar na cidade, todas com um bom toque de aventura, e um, em especial, com uma emoção maior, já que pode ser praticado à noite.

O povoamento das terras situadas entre os rios Piracicaba e Corumbataí, onde hoje está localizado o Município de Charqueada, iniciou-se provavelmente nas fazendas de Luiz Antônio de Souza Barros, José Elias Pacheco Jordão e Elias Silveira Leite, em torno de 1859. Contribuíram para o povoamento, muitas famílias de imigrantes Alemães, Italianos e Suíços, que se estabeleceram na agricultura, no comércio e na indústria.

Com a chegada dos trilhos da antiga Ituana e depois Estrada de Ferro Sorocabana, Luiz Antônio de Souza Barros construiu armazém e hospedaria junto a estação de parada, vendendo-os alguns anos após a Paulino Teixeira Escobar e os transferiu para Antônio Furlan.

Antônio Furlan, que é considerado o fundador de Charqueada, a partir de 1894, iniciou a construção de olaria, máquina para beneficiamento de café e arroz, de serraria, de hotel e farmácia, promovendo a vinda de novos moradores. O fundador também instalou e manteve a primeira escola até 1907, quando a Prefeitura de Piracicaba assumiu o encargo. Em 1903, fez construir a 1º capela de Charqueada e mais tarde o terreno para construção da igreja Matriz e do cemitério foi doado por José Ferreira de Carvalho.

Em agosto de 1911, foi criado o Distrito de Paz e o Município instituído em janeiro de 1954. O nome de Charqueada tem origem no fato de os primitivos caçadores da região prepararem a carne da caça em forma de "charque".

Brotas

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem

Brotas conhecida como a capital dos esportes de aventura!

No total, são mais de 15 opções de esportes para praticar na cidade, todas com um bom toque de aventura, e um, em especial, com uma emoção maior, já que pode ser praticado à noite.

Possui mais de 50 cachoeiras, onde aventureiros se penduram em cordas para praticar cascading e canyoning, a exploração ou descida de vales e cachoeiras utilizando técnicas de rapel.

Infelizmente, apenas 20 cachoeiras de Brotas são abertas à visitação.

Rico em recursos hídricos, o município tem muitos rios, ribeirões e nascentes. Mas a grande estrela e principal atração é o Rio Jacaré-Pepira, que nasce entre São Pedro e Brotas e percorre 174 quilômetros até desaguar no Rio Tietê. No Jacaré-Pepira, são feitas diversas atividades, como o acqua-ride, o bóia-cross, o duck e o rafting, o mais procurado pelos turistas e considerado o carro-chefe dos esportes radicais na cidade. Foi com o rafting que Brotas descobriu todo o potencial do turismo de aventuras. Essa atividade pode ser praticada durante o ano inteiro no município ao contrário do que acontece em outros lugares que também desejam se firmar como centro de esportes ligados à natureza.

Rafting noturno - Brotas tem uma novidade para quem gosta de estar perto da natureza e deseja um pouco mais de emoção: o rafting noturno. O passeio pelas corredeiras do rio Jacaré-Pepira, durante o dia, já é considerado um dos principais atrativos da cidade, mas agora o melhor é fazer o mesmo passeio à noite e observar a natureza sob uma outra ótica.

Águas de São Pedro

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem

Não deixe de conhecer a melhor estância do Estado!

Águas de São Pedro, impulsionada por ser uma grande cidade jardim e com um dos melhores climas do Brasil, o turismo gastronômico e das águas hidrominerais de valor medicinal.

Números de excelência, qualidade de vida privilegiada e um equilíbrio de paz e tranqüilidade. Estas são características imprescindíveis de uma das melhores estâncias do país.

O turismo é a principal atividade do município, e atrai ao menos 5.000 pessoas em finais de semana comum.

São Pedro

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem

Tranquilade, alegria e entretenimento!

A cidade de São Pedro é reconhecida pela Igreja Católica como Santuário de Santo Antônio de Pádua por abrigar, desde 1994, uma relíquia autêntica do “Santo Casamenteiro”, doada à Igreja de Santo Antônio, localizada no alto da serra.

São Pedro é ideal para quem busca tranquilidade e um clima ameno. Grupos da Melhor Idade se encantam com os bordados típicos da cidade, nas lojas do centro da cidade, que também oferecem muitas opções de materiais de cama, mesa e banho.

São Pedro encontra-se muito lazer, alegria, entretenimento e segurança para toda a família.

Piracicaba

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem

A cidade onde o peixe para!

Piracicaba é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. A cidade é um importante pólo regional de desenvolvimento industrial e agrícola, estando situada em uma das regiões mais industrializadas e produtivas de todo o estado de São Paulo. A região concentra uma população aproximada de 1,2 milhão de habitantes.

A Rua do Porto é um dos principais cartões-postais de Piracicaba, conhecida pela beleza natural do rio, pelo cuscuz, o peixe assado no tambor, o artesanato e o Parque da Rua do Porto, denominado de "João Herrmann Neto". É onde acontecem noites de Seresta e a tradicional Festa do Divino. E ainda a casa do seu povoador Antonio Correa Barbosa.

Quem visita Piracicaba, obrigatoriamente tem que conhecer a Rua do Porto de suas casinhas coloridas, de seus moradores ribeirinhos.

Existem vários pontos turísticos como o Aeroporto Pedro Morganti, Aquário Municipal, Casa do Artesão, Casarão do Turismo, Área de lazer do trabalhador, Elevador Panorâmico na ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, Engenho Central, Esalq, Parque do Mirante, Passarela Pênsil, Teatro Municipal "Dr Losso Netto", etc.